top of page

Comissionamento versus o teste de aceitação do sistema

Entender a terminologia usada na indústria de proteção contra incêndio é de extrema importância para a segurança em todos os aspectos da profissão.

A NFPA agora fornece definições muito específicas para TESTES DE ACEITAÇÃO, TESTE DE PROTEÇÃO INTEGRADA DO SISTEMA CONTRA INCÊNDIO E DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE VIDA E COMISSIONAMENTO - e esses três termos não devem ser confundidos.

A NFPA 31 (2018) define o TESTE DE ACEITAÇÃO como o “teste realizado em um sistema individual para verificar a conformidade com documentos de projeto aprovados e para verificar a instalação de acordo com leis, regulamentos, códigos e normas vigentes”. O teste de aceitação do sistema deve ser executado pelo respectivo contratante de instalação para garantir que as respectivas funções do sistema sejam projetadas conforme exigido pelo código.

O TESTE DE PROTEÇÃO INTEGRADA DO SISTEMA CONTRA INCÊNDIO E DO SISTEMA DE SEGURANÇA DE VIDA fornece integração e testes de todo o sistema de um edifício, por exemplo, para confirmar que todos os sistemas de proteção contra incêndio e de segurança de vida funcionam juntos, conforme necessário, para garantir a operação adequada desses sistemas.

A NFPA 3 define COMISSIONAMENTO de segurança contra incêndio e vida como “um processo sistemático que fornece confirmação documentada de que os sistemas de construção funcionam de acordo com os critérios de projeto previstos nos documentos do projeto e satisfazem as necessidades operacionais do proprietário, incluindo a conformidade com leis, regulamentos, códigos, e padrões.”

Embora a NFPA 3 discuta amplamente o comissionamento e o teste integrado de novos edifícios e novos sistemas, ela também aborda o comissionamento de sistemas existentes que não foram comissionados anteriormente (retro - comissionamento; ReCx) e comissionamento de sistemas existentes que foram previamente comissionados (recomissionamento; RCx).

O último e provavelmente o mais importante componente do processo geral de comissionamento é a documentação. Os documentos de comissionamento aprovados, incluindo o plano de comissionamento e os formulários do sistema, devem ser usados para registrar o comissionamento e o teste de sistemas de proteção contra incêndio e de segurança de vida. Todos os registros de documentação e comissionamento devem ser entregues ao proprietário de acordo com o plano de comissionamento.

Referências: 1. NFPA 3 (2018), Norma para o Comissionamento de Sistemas de Proteção contra Incêndio e Segurança da Vida. Associação Nacional de Proteção contra Incêndios. Quincy, MA. Understanding Commissioning versus System Acceptance Testing – SFPE.

92 visualizações0 comentário
bottom of page