top of page

Um evento que marcou a história de combate a incêndios no Brasil

Nos dias 11 a 12 de junho ocorreu o Seminário Nacional de Engenharia e Segurança de Prevenção e Combate a Incêndio nas Edificações Comerciais e Residenciais, na cidade de Florianópolis – SC, Brasil, foi a primeira vez que houve o evento e foi organizado pela a associação catarinense de engenheiros - com o objetivo de contribuir para a discussão sobre o tema Combate a Incêndio nas Edificações Comerciais e Residenciais nos aspectos relativos a projetos, prevenção, legislação.

O evento reuniu profissionais de engenharia de todo o Brasil, síndicos e administradores de condomínios além de professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, tecnólogos, técnicos e fornecedores de produtos e tecnologia para as Engenharias envolvidas, Conselheiros das Câmaras Especializadas em Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e de Segurança do Trabalho dos CREA´s da Federação, mas a grande maioria do evento foi notavelmente de bombeiros da região.

Foi um total de dezenove palestrantes que palestraram no evento, uma boa mistura de muitos assuntos, cooperando assim para uma rica discussão em busca de soluções para os problemas e medidas de prevenção e combate a incêndio e o desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, além de exposição institucional de produtos e serviços.

O que pode notar nesse seminário nacional é que há uma grande abertura da área com carência de eventos assim no Brasil, o evento nacional contou com duzentas pessoas chega a ser um evento pequeno para um evento nacional de combate a incêndios, e pode ter assuntos bem diversos, a lista das palestras mais importantes foi:  -Lei nº 13.425, de 30 de março de 2017 -Sistema de alarme e detecção de incêndio - projeto, dimensionamento instalação -Manutenção de acordo com a NBR 17240 -Redes de gás GLP ou GN: instalação, manutenção e cuidado -Sistema de controle de fumaça para abandono seguro de pessoas  -O INMETRO na prevenção de incêndios -Proteção contra descargas atmosféricas -Perícia e recuperação de estruturas sinistradas -Histórico de incêndios; os riscos existentes nas edificações (gás, eletricidade, carga de incêndio, estatísticas de incêndios) -Saídas de emergência (in 9, 11, 12, 13); sistemas preventivos (in 06 e in 07) -Simulação de evacuação -Regularização de edificações; lei e decreto do poder de polícia

E no último dia, foi possível fazer algo muito inovador, como não foi um evento muito grande, a organização preparou um momento onde levou os participantes para uma visita técnica em uma empresa para demonstrar os sistemas de combate a incêndios, realmente isso foi uma das mais inovadoras ações já vistas em seminários, falo de todos os tipos de seminários que já escrevi, nossos parabéns a organização do evento. ENTREVISTA Qual a visão do palestrante quanto a importância do evento para a segurança e combate a incêndios? Costumo falar que o problema é cultural e a chave disso é informação e educação. Eventos assim tem o potencial de marcam a história com a transformação esperada, pela informação compartilhada dando oportunidade para novos profissionais viverem essa missão bem como a evolução completa de todo o setor e associados da proteção contra incêndios.

Qual será o foco da palestra apresentada? Minha palestra é justamente minha missão de vida hoje, mostrar como é apaixonante a área de combate a incêndios bem como é uma ótima oportunidade para uma carreira de sucesso.

Como a palestra irá contribuir para o entendimento dos participantes quanto as questões e importância da prevenção e combate a incêndios? A palestra irá demonstrar como somos raros (o profissional da área de incêndios), dará visão da imensa oportunidade da área, explicará pontos chaves dos projetos de combate a incêndios para um negócio de sucesso e como ele facilita todos os demais itens da segurança contra incêndios, e ainda reforçará a missão de proteger vidas e patrimônio.

Eventos como esse no Brasil ainda são em pouco número e tem sido o fator X de contribuição e transformação para a área. O Brasil ainda considerado um país um pouco atrasado em comparação com a evolução normal dos demais países para essa área, esperamos que a área evolua mas vamos a passos bem pequenos, simples dificuldades de serem vencidas tem marcado a área de combate a incêndios: pouquíssimos cursos com grades e informações de qualidades, despadronização da legislação, desvinculação das organizações internacionais e ainda outras dificuldades que têm como resultado os poucos profissionais preparados na missão de salvar vidas e patrimônios. (Marcio Ferreira da empresa Elfire e palestrante) Quem esteve no evento pode aproveitar a oportunidade e viver experiências únicas na área de combate a incêndios, o que mais foi comentado como resultado do evento foi que o evento marcou um novo momento para muitos profissionais que estiveram presentes onde puderam conhecer muitas pessoas que para uma melhor rede de contatos, puderam ter informações de insights para grandes negócios e informações que economiza tempo, encontrando informações de qualidade, não podemos negar que o que é mais difícil hoje ainda no Brasil são informações de qualidade na área. Convenhamos foi um grande evento para a área! Relatora Francisca Maia  Entrevistado: Marcio Ferreira - Criador do programa Fire Masters Academy



46 visualizações0 comentário
bottom of page