top of page

ESTUDO SOBRE UMA NOVA ABORDAGEM PARA A PREVENÇÃO DE INCÊNDIO BASEADO NO ESTUDO DE TENABILIDADE

Atualizado: 13 de ago. de 2020


Resumo

Um estudo direcionado a temperatura, visibilidade, toxicidade e radiação, com o objetivo de proteger as pessoas e os patrimônios. Em cada estado brasileiro existe uma legislação específica composta por Leis, Normas Técnicas, e Resoluções do Corpo de Bombeiros, a qual orienta a elaboração dos projetos de prevenção e proteção contra incêndio, neste artigo será visto as normas do estado do Rio de Janeiro.

Abstract

A study aimed at temperature, visibility, toxicity and radiation, aiming to protect people and heritage. In each Brazilian state there is a specific legislation composed of Laws, Technical Standards, and Resolutions of the Fire Department, which guides the preparation of fire prevention and protection projects. In this article we will look at the rules of the state of Rio de Janeiro.

Palavras-chave: Incêndio, temperatura, visibilidade, tenabilidade.

Keywords: Fire, temperature, bisibility, tenability

1 Introdução

Segundo Marcio Ferreira [1] o estudo sobre o comportamento humano em situações de incêndio, surgiu no início do ano de 1900, e se expandiu nos anos de 80 e 90. O desenvolvimento deste artigo traz como temática a condição que torna insuportável para o corpo humano mediante algumas situações. O mesmo não é capaz de aguentar grandes variações em sua temperatura interna, apenas 5 graus acima do normal sendo alcançado as proteínas do corpo humano começam a cozinhar e todo o organismo entra em pane.

Não se trata de quanto tempo irá pegar fogo, mas em salvar vidas e patrimônios. A tenabilidade tem quatro referências que são mais utilizadas, mediante essas situações o corpo em um determinado nível de exposição tornando-se insuportável podendo chegar até a morte.

No Brasil o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP) [2] é dividido por estados, distinto dos outros países. Cada estado tem uma equipe de criação de normas e de instruir a população, há 20 anos especialistas apontam que deveria ser um código nacional e não dividido por estados, atrapalhando muitas atualizações e maneiras de se prevenir.


1 Agradecimentos

Agradeço ao Eterno por me permitir concluir mais uma etapa e pela sabedoria que tem me concedido. Sou grata ao meu orientador Túlio Melo por corrigir meu artigo. Também agradeço o Mestre Marcio Ferreira por me orientar e me ajudar mesmo distante a desenvolver este artigo que tem um tema tão relevante e diferenciado para o nosso país.



Link do Arquivo completo: https://drive.google.com/open?id=1USEgmR0k3dBBB3W63omFk2doRnwiwGn82PzkfZEFlI4


83 visualizações0 comentário
bottom of page