top of page

ESTUDO COMPARATIVO DOS MÉTODOS DE CÁLCULO DA TAXADE CALOR LIBERADA E CARGA DE INCÊNDIO DOS MATERIAIS

Atualizado: 13 de ago. de 2020


A Deus por me conceder a oportunidade de chegar até aqui e superar todas as dificuldades.

Aos meus pais por todo o amor, incentivo e ajuda financeira.

Ao meu coorientador Marcio A. Mendes Ferreira pelo incentivo, dedicação do seu tempo e conhecimento em prol deste trabalho.


João Carlos da Silva Moroski, joaomoroski@hotmail.com Orientador(a): Ana Claudia Dal Prá Vasata, ana.vasata@unidep.edu.br; Coorientador (a): Marcio A. Ferreira Mendes, marcio@chamatex.com Artigo científico da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do 10º período do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Pato Branco – UNIDEP, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil.


RESUMO Percebe-se que as normas de segurança contra incêndios no Brasil são genéricas e desatualizadas em relação ao contexto internacional logo, esse trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem com maior relevância para a área de segurança contra incêndios. Dessa forma foi realizado pesquisas dentro de conceitos internacionais para verificar os métodos utilizados quando elaborado um projeto de prevenção de incêndio. Chegou-se aos conceitos de taxa de calor liberada, utilizada para projetos de prevenção em um contexto internacional, e carga de incêndio, adotada no Brasil para dimensionar os equipamentos de proteção contra incêndio. Deste modo esse trabalho mostrou a diferença entre os dois conceitos através de cálculos, normas e artigos científicos. Para os resultados foram analisados através do livro Barbraukas e Kransny (1895) e NPT 14 (2018) uma relação entre a taxa de perda de massa e o calor de combustão, o que resultou na taxa de calor liberada, também foram analisados as curvas de HRR, taxa de crescimento do fogo, tempo de crescimento, fator de crescimento e máxima liberação de energia de um sofá de espuma, pilha de paletes e poltrona de descanso. Onde resultou que o sofá de espuma tem uma maior taxa de crescimento do fogo com alcance de 1055 kW em 77,96 segundos e a pilha de paletes e a poltrona de descanso atingiram a taxa de crescimento média, porém máxima liberação de energia, com 3600 kW e 700 kW. Palavras-chave: Taxa de calor liberada; carga de incêndio; tenabilidade.

157 visualizações0 comentário
bottom of page