top of page

E o assunto da vez é: Backdraft!

O FLASHOVER e o BACKDRAFT são fenômenos que ocorrem durante grandes incêndios, e que por muitos anos foram confundidos, no entanto são muito diferentes. Nesse artigo eu vou falar sobre o BACKDRAFT, para explicar melhor como e porque esse fenômeno acontece. 

Um incêndio só acontece se tiver oxigênio, então suponhamos um incêndio em uma sala estanque (sem aberturas), e esse incêndio consome todo o oxigênio do ambiente, entrando em uma condição estável e com o tempo acaba diminuindo. Uma vez que a sala esta estanque e o incêndio está em uma condição diminuída, ocorre uma entrada repentina de oxigênio no ambiente, por exemplo alguém abre a porta ou a janela, essa entrada de oxigênio gera uma ‘’ bola de fogo’’, ou seja, o incêndio volta a crescer e de forma extremamente rápida, algo comparado com um explosão, isso é o BACKDRAFT

BACKDRAFTS podem ocorrer a qualquer momento durante o estágio de decaimento do fogo, conforme ilustrado na figura abaixo, a qualquer momento antes que os gases tenham esfriado abaixo da temperatura de ignição. Se a sala fosse deixada e os gases resfriados antes de qualquer oxigênio ser introduzido, nenhum BACKDRAFT ocorreria, mas a sala teria sido consumida pelo fogo.


Um BACKDRAFT é um “evento movido a ar”, ao contrário do FLASHOVER, que é movido pela temperatura. Para mais informações sobre a diferença entre FLASHOVER e o BACKDRAFT, clique aqui! Ou acesse o link abaixo e assista a um vídeo muito bacana, bem fácil de entender, direto da minha página no facebook. 

Link do video: http://bit.ly/2IwC3eo

1.301 visualizações0 comentário
bottom of page