As 4 sessões principais de uma curva de incêndio.
O Design da Curva de incêndio é uma descrição do desenvolvimento de um incêndio para um determinado conjunto de condições. É, normalmente, descrita em TAXA DE CALOR LIBERADO x TEMPO, mas, pode ser descrita também de outras maneiras, como por exemplo: um conjunto de probabilidades, temperaturas ou produção de fumaça/gases tóxicos. Os parâmetros da curva serão descidos de acordo com o tipo de análise utilizada. Para a maioria dos incêndios, o design da curva de incêndio é dividido em quatro seções principais: ignição, crescimento, totalmente desenvolvido e decaimento. Cada uma dessas seções representa um aspecto particular do fogo, e estão descritas logo abaixo.
Ignição
A ignição é o ponto em que o combustível, o oxigênio e o calor se combinam para começar a combustão. Durante esta fase, a taxa de calor liberado é insignificante. O fogo pode se auto extinguir ou passar para a fase de crescimento.
Fase de crescimento
Esta fase começa quando o fogo exibe um aumento na taxa de calor liberado. A propagação da chama é o mecanismo típico que governa o crescimento do fogo. As taxas de propagação da chama dependem do estado da matéria (sólido, líquido, gasoso), bem como o tipo de combustível, configuração / orientação do combustível e direção do fluxo de ar.
Flashover: sob certas circunstâncias, o fogo pode crescer rapidamente a partir da ignição indireta de combustíveis secundários. À medida que o fogo cresce, a temperatura do compartimento aumenta. Essas temperaturas podem chegar a tal ponto que todos os combustíveis não queimados na sala inflamam quase simultaneamente.
Esta ignição rápida é conhecida como flashover, e o flashover normalmente ocorre com temperaturas da camada superior entre 500 e 600 ° C (Walton e Thomas, 2008).
O flashover marca um ponto de transição entre um incêndio em crescimento e um fogo totalmente desenvolvido. Nem todos os incêndios evoluem para flashover.
Totalmente desenvolvido
Uma vez que o incêndio para de crescer, ele passa para o terceiro estágio da curva do fogo: a região totalmente desenvolvida. Neste ponto, as taxas de liberação de calor liberado permanecerão constantes até o fogo crescer novamente ou começar a decair. Quanto tempo o fogo permanecerá nessa fase depende da quantidade de combustível restante, ignição de outros combustíveis, condições de ventilação e início de atividades de supressão manual ou automática.
Decaimento
Todos os incêndios eventualmente se deterioram e queimam, o que representa o estágio final de uma curva de fogo. A fase de decaimento não se limita apenas ao fim de um incêndio. Muitos incêndios são dinâmicos e têm a capacidade de crescer e decair várias vezes devido à quantidade de combustível restante, ignição de outros combustíveis, mudanças nas condições de ventilação e início de atividades de supressão manual ou automática.
Fonte de referência: Morgan J. Hurley and Eric R. Rosenbaum, Performance-Based Fire Safety Design: Chapter 4 – Design Fires
Comments