Milhares de pessoas abandonam Los Angeles por incêndio


Mais de mil bombeiros combatiam ontem um novo incêndio perto do famoso museu Getty Center, em Los Angeles, que já destruiu várias casas e levou à evacuação de milhares de pessoas.


O chamado Getty Fire começou durante a noite perto de uma rodovia e se propagou rapidamente para o sul e para o oeste, queimando 250 hectares, em um foco que se une aos outros que desde a semana passada afetam o estado da Califórnia em meio a fortes ventos, altas temperaturas e baixa umidade.


Entre os evacuados estava LeBron James, estrela dos Lakers de Los Angeles, que relatou no Twitter que teve que sair de sua casa no elegante bairro de Brentwood durante a noite.

"Estes incêndios em Los Angeles não são brincadeira", escreveu. "Tive que sair da minha casa de emergência".


O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger disse que teve que abandonar sua casa junto com sua família por volta das 03h30 da manhã.


"Se você está em uma zona de evacuação, não faça besteira. Saia daí. Neste momento estou grato por termos os melhores bombeiros do mundo, os verdadeiros heróis que assumem riscos para proteger os moradores californianos", disse nas redes sociais.


O museu Getty fechou as portas ao público. Mas sua coleção, que inclui a "A Primavera" de Edouard Manet, "está protegida pela tecnologia mais avançada", escreveu no Twitter.


Outro incêndio atingiu a área em dezembro de 2017.


Em seu boletim da tarde, os bombeiros de Los Angeles informaram que oito imóveis foram destruídos pelo fogo e outros cinco estão ameaçados. Um total de 10 mil estruturas, entre casas e comércios, estão na zona de evacuação.


"Sempre tenho medo de que haja um incêndio", disse à AFP Gregory Monette, que vive perto do local onde começou o Getty Fire. "Não tivemos fogo nesta área especificamente, mas você sempre se preocupa quando é temporada de incêndios".


Helicópteros lançavam água para ajudar a conter o fogo, cuja causa está sob investigação.


O Getty se une à série de incêndios florestais que atingem a Califórnia na última semana, forçando evacuações maciças e cortes de eletricidade que afetam milhões de pessoas.


Alerta vermelho até segunda-feira


O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou no domingo o estado de emergência em todo o estado quando um incêndio - batizado Kincade - na região vinícola de Sonoma se expandiu sem controle devido aos fortes ventos, obrigando 180.000 pessoas a saírem de suas casas.


O Kincade, que começou na quarta-feira passada, devastou uma área de mais de 26.800 hectares, duas vezes a área da cidade de San Francisco, localizada ao sul da área afetada.


O boletim mais recente informa que o fogo estava contido em apenas 15%.


A estreia do filme "O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio", protagonizado por Schwarzenegger e Linda Hamilton, prevista para segunda-feira à noite em Los Angeles foi cancelada.


"Doaremos à Cruz Vermelha dos Estados Unidos toda a comida que foi comprada para a festa para servir às pessoas afetadas pelos incêndios", indicou o estúdio Paramount em um comunicado.


As autoridades disseram que a área afetada pelo Kincade permaneceria em alerta vermelho até segunda-feira, enquanto a polícia intensifica seus esforços para custodiar as propriedades evacuadas e evitar os saques.


Em uma tentativa de reduzir o risco de incêndios, a maior empresa de serviços públicos da Califórnia, Pacific Gas & Electric (PG&E), cortou o fornecimento de eletricidade a centenas de milhares de clientes no norte e centro da Califórnia.


A empresa foi alvo de um intenso escrutínio depois de que se soube que uma de suas linhas de transmissão pode ter provocado o Kincade. A mesma coisa aconteceu em 2018, quando o mesmo tipo de linha causou o incêndio Camp, o mais mortífero da história da Califórnia, que deixou 86 mortos.


A PG&E, que se declarou em falência no início deste ano, foi acusada de vários outros incêndios no estado nos últimos anos.


Referência:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2019/10/29/incendios-na-california-milhares-de-pessoas-abandonam-los-angeles.htm

5 visualizações

Av. Reg. Feijó, 944

Vila Formosa 

São Paulo - SP

03342-000

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza
Copyright © marcioferreira.eng.br 2019 - Todos os direitos reservados
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • whats 3