IT-17 Bombeiros SP: “Algumas coisas para melhorar primeiro tem que piorar”.

Atualizado: 23 de Mai de 2019

Por - Marcio Ferreira - Mestre em Engenharia de Incêndios e Eng. Civil


Essa frase tem representado bem o que aconteceu essa semana: Todo o Estado de São Paulo ficou desobrigado da necessidade de brigadistas de qualquer natureza dentro das edificações, e isso aconteceu devido uma liminar solicitada pelo sindicato dos bombeiros civis de SP... Algo difícil de acreditar mas vamos entender um pouco sobre o que está por trás das cenas.

Esta foi a liminar que suspendeu a exigência da brigada e todos os seus requisitos nas edificações

http://bit.ly/30uJc8K


O que de certa forma foi um retrocesso para todos pois é impossível qualquer equipamento ou medidas de segurança funcionarem sem o fator humano ou o treinamento para pessoas promoverem a segurança.

Quem abriu o processo foi o sindicato de bombeiros e é complicado de entender como bombeiros pedem isso ... é que na nova IT 17 a exigência para bombeiros civis ou brigadistas profissional de tempo integral na edificação diminui o rigor, pouquíssimas edificações iriam precisar destes profissionais = muitos bombeiros civis desempregados ... e por isso eles lutaram contra essa mudança!!!!


Mas minha opinião isso foi algo necessário e até uma vitoria pois não podemos generalizar mas é certo falar que muita coisa na corporação do bombeiro é decidido nas coxas e afetam muitas pessoas da sociedade sem neguma preocupação do impacto que isso trará ... e inúmeras decisões são feitas assim por uma pessoa na base do poder...


Porque que minha visão primeiro foi boa, primeiro porque o bombeiro estava precisando tomar um chacoalho que infelizmente não veio do CREA o sistema CONFEA omisso CRA etc.


Todos correm juntos com os bombeiros quando olham no olho do Comandante do bombeiro treme as pernas e tenta se beneficiar de alguma coisa ao invés de exigir o que realmente precisa para a área de segurança contra incêndio. Com viés não de vender outros materiais e sim fazer acontecer. É a primeira vez que o bombeiro toma uma paulada publica na cabeça, que não se sente o dono com rei na barriga "eu mando" vocês obedecem, tido como a classe baixa da área de segurança contra incêndios que é o bombeiro civil e Téc de segurança.


Claro que existe o interesse das escolas formadoras de bombeiros civis é claro que existe esse interesse por trás desse recurso, mas perto dos grandes interesses do corpo de bombeiros e não passar informação do próprio sistema CREA e CONFEA e empresas de Spk, hidrantes e alarmes. Esse é o publico menor que existe ou que esta tentando entrar nesse mercado.


Nós tínhamos 45 IT's esse ano e agora passamos ter 44 IT's a partir do dia 10, o bombeiro tomou a paulada judicial. Era algo que estava sendo arrastado desde o ano passado. Ano passado funcionava assim a instrução técnica 17 tinha duas partes, parte 1 falava da brigada de incêndios treinar os brigadistas para a parte de incêndios como segure a NBR.


A parte 2 parte exigia bombeiros civis a cima de 10 mil metros, lotação de 10 mil pessoas colocaram o minimo de bombeiros civis no local = diminuição do rigor inúmeros bombeiros civis desempregados. Os mesmos entraram com recursos, e o bombeiro perdeu de primeira instancia ano passado onde o juiz já determinou entrar com mandato de segurança e determinou a suspensão da segunda parte da IT, ou seja IT-17 continua valendo sem a segunda parte.


Não bastando isso não houve atualização no Decreto o bombeiro mexeu duas ou três coisinhas apenas e manteve o texto completo da parte 2 que havia sido suspensa e republicou, O juiz entendeu que foi uma afronta do bombeiro e caçou a IT-17.


O bombeiro inclusive publicou um informativo no site:




Deixa eu explicar o bombeiro fala que o que está valendo é a parte 1 da IT de 2018. E não é assim que funciona, portaria tem força de lei, o que aconteceu foi que caçou a IT-17 ao invés de termos 45 IT's, passamos a ter 44 IT's. Informativo não tem força de Lei, hoje a brigada de incêndio está sem exigência para o Estado de São Paulo, claro que recomendo a vocês continuarem treinando porque brigada de incêndio é fundamental para as suas edificações.

Mas o ditado é certo não vejo somente retrocesso e sim temos a esperança que muita coisa comece a se organizar no nosso primeiro Estado ou o mais desenvolvido na área de combate a incêndios.


Assinatura:

Nós estamos completamente disponível pois não é mais concebível que incêndios se transformem em catástrofes.

Sinceramente.

Márcio A. Ferreira Mendes

Eng. Civil e Mestre em Engenharia de Proteção Contra Incêndios WPI

Membro NFPA / SFPE / IAFSS /IAAI /

CEO Fire masters (Brasil)

CEO - ELFIRE TECHNOLOGY LLC

Worcester MA 01610, United States

+1 617 500 8436 / 781 796 7286 / +55 1196444-0001 (Whatsapp)


306 visualizações

Av. Reg. Feijó, 944

Vila Formosa 

São Paulo - SP

03342-000

  • Facebook - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • LinkedIn - círculo cinza
Copyright © marcioferreira.eng.br 2019 - Todos os direitos reservados
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • LinkedIn ícone social
  • Instagram ícone social
  • whats 3