top of page

Hospital Balbino, no Rio, tem princípio de incêndio e bombeiros são chamados

Corporação foi chamada às 14h56. Assessoria de imprensa dos bombeiros informa que, a princípio, situação já estava controlada quando os militares chegaram.

Bombeiros foram chamados, neste domingo (3), para uma ocorrência com princípio de incêndio no Hospital Balbino, em Olaria, na Zona Norte do Rio. A corporação foi acionada às 14h56.


Imagens recebidas pelo TV Globo mostram que pacientes foram colocados deitados no chão da calçada.


Segundo o G1 apurou, o princípio de incêndio teria ocorrido no sétimo andar do hospital, em uma sala administrativa onde não há pacientes, e o fogo já teria sido controlado.


Até a última atualização desta reportagem, segundo os bombeiros, não havia feridos. A assessoria da corporação informou que, a princípio, a situação já estava controlada quando os militares chegaram.

O que diz o hospital: nota na íntegra


"O Hospital Balbino informa que ocorreu um foco de incêndio, às 14h48, no ar condicionado da TI (informática) e call center, localizada no 7o andar do Hospital.


Conforme o plano de segurança, os pacientes e acompanhantes foram retirados dos andares e realocados em outros setores, no térreo do hospital.


O Corpo de Bombeiros foi acionado pela brigada de incêndio do Balbino, que conseguiu controlar o foco do incêndio e, concomitantemente, realizar a evacuação dos pacientes e acompanhantes. Não houve paciente ferido nem transferência de paciente para outros hospitais da região. No momento do incidente, 92 pacientes estavam no prédio.


Os pacientes continuam em atendimento de suas patologias e já estão retornando à internação para continuação do seu tratamento de origem no próprio Hospital Balbino".


'Susto', relata filha de paciente


A filha da cabeleireira Daiane Araújo teve um derrame pleural — quando há acúmulo de água em torno do pulmão, causando dor e falta de ar. Há cerca de 10 dias, ela está no Centro de Tratamento de Terapia Intensiva (CTI) e teve que deixar o local às pressas.

"Parece que pegou fogo no ar condicionado do sexto andar. Só pensamos em sair correndo. Minha filha está sendo assistida no ambulatório. As enfermeiras avisaram: é fogo, é fogo, é fogo. Muita correria!", relata a mãe da paciente.

"(Foi) Um susto. 'Fogo, fogo'! Muita gente no CTI, acamada, tentando pegar pelo lençol. Consegui descer com um senhorzinho, acho que deixaram ele perto da cozinha. Os próprios enfermeiros, técnicos que ajudaram a gente a descer: 'Bota a máscara, bota a máscara' e foram dando máscara para os pacientes", conta.


A mãe de Aline Mota, de 63 anos, tem insuficiências cardíaca e respiratória, anda com dificuldade e passou por maus momentos.


"A gente estava sendo sentada vendo TV e viu a movimentação muito grande no corredor. A nutricionista entrou pedindo pra gente que deixasse o quarto. Só deu tempo de pegar os documentos e o respirador que ela tem. Botei na cadeira higiênica, levei até a escada, ela nem anda direito, o pessoal me ajudou a descer na força bruta. Ela está muito nervosa, com o emocional muito abalado".


O Hospital Balbino é uma unidade de saúde particular. Os bombeiros que foram ao local são da unidade de Ramos. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Mais um incêndio em hospital


Em setembro, um incêndio de grandes proporções atingiu outro hospital na Zona Norte: o Badim, no bairro do Maracanã.


Vinte pacientes morreram, mas alguns dos corpos ainda foram submetidos a necrópsia para saber se a causa da morte tem relação com o incêndio.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page