top of page

Bomba Jockey

O que é e para que serve?


Vamos lá.. Minha intenção com esse artigo é compartilhar uma informação clara e de fácil entendimento, a fim de ajudar os profissionais da área de combate a incêndio a projetar corretamente uma bomba jockey para um sistema de hidrantes.

A Bomba Jockey é uma bomba de manutenção de pressão, sua função é manter a pressão do sistema de hidrantes e evitar danos causados por golpe de aríete, existem modelos específicos no mercado para desempenhar essa função, portanto uma bomba de incêndio não pode ser utilizada para manter a pressão do sistema de proteção contra incêndios (essa é a função da BOMBA JOCKEY).

Para que a Bomba Jockey funcione corretamente, quando houver queda de pressão na rede, você deve seguir as recomendações abaixo:

1. A pressão de partida da bomba jockey deve ser igual à pressão da bomba de incêndio à vazão nula (sem vazão) mais a máxima pressão estática de sucção da bomba, mais 0,35 bar (35 kPa).

2. A pressão de parada da bomba jockey deve ser 0,7 bar (10 psi) maior que o ponto de partida dessa bomba.

3. A pressão de partida da bomba de incêndio deve ser 0,35 bar - 0,7 bar (5 psi - 10 psi) menor que o ponto de partida da bomba jockey. Subtraia 0,7 bar (10 psi) para a partida de cada bomba adicional.

Exemplo:

Bomba de 1000 gpm, 5,5 bar (80 psi) com pressão à vazão nula de 6,6 bar (95 psi)

Suprimento de sucção: Pressão estática mínima de 3,4 bar (50 psi) na rede pública Pressão estática máxima de 4,1 bar (60 psi) na rede pública Partida da bomba jockey: 6,6 + 4,1 + 0,3 = 11 bar Parada da bomba jockey = 11 + 0,7 = 11,7 bar Partida da bomba de incêndio = 11 – (0,3 – 0,7) = 10,3 – 10,7 bar (Unidades do sistema internacional: 1 psi = 0,0689 bar)

Para concluir, deixo minhas considerações sobre o cenário brasileiro.

Raramente vemos o dimensionamento correto da bomba jockey no sistema de hidrantes, embora seja pequena faz total diferença em todo o sistema para a proteção assertiva.

Tenho compartilhado esse conteúdo para ajudar os companheiros da área.

Referências:

FM Global - Bombas de proteção contra incêndio

12.000 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page