top of page

Análise de Risco de Incêndio em Equipamento Fora de Estrada

Atualizado: 13 de ago. de 2020

André Felipe Costa Mendes*


Resumo

Desde os primórdios o homem vem tentando entender e dominar o fogo, mas controlá-lo não vem sendo uma missão nada fácil. Em qualquer lugar o incêndio deve ser evitado, mas esse cuidado se redobra em áreas industriais, pois além de poder afetar a integridade dos colaboradores podem gerar danos estruturais, seja em galpões ou equipamentos. Indústrias que trabalham com escavação e deslocamento de materiais necessitam de robustos equipamentos fora de estrada, estes possuem grandes dimensões. Estes equipamentos trabalham por produção, como por exemplo, pode-se mencionar os caminhões fora de estrada da Caterpillar que transportam minério de ferro, estes possuem uma capacidade de transportar até 420 toneladas por viagem e isto refletido em valores gira em torno de R$177 mil reais, ou seja, parar este equipamento por motivos de incêndios geram prejuízos enormes para as grandes empresas. Dessa forma, se faz necessário adotar uma análise de incêndio para entender os principais pontos que podem promover os incêndios e sua propagação e utilizar sistemas de proteção contra incêndio estabelecer medidas efetivas de proteção contra incêndio para equipamentos fora de estrada é fundamental, pois reduzem danos, tempo de inatividade e redução de preço com seguros.

Palavras-chave: Fogo; Análise de Incêndio; Proteção Contra Incêndio; Redução de Danos


Agradecimentos

Agradeço primeiro a Deus que me deu a vida e a oportunidade de alcançar mais um degrau, me dando forças e sustento. Agradeço aos meus pais André e Kátia, que sempre me deram força e coragem para encarar qualquer desafio. Agradeço a minha esposa Jenneffer, por todo cuidado e incentivo. Agradeço aos meus irmãos e todos os que me ajudaram de forma direta e indireta nessa trajetória.

Agradeço também ao meu orientador deste artigo, o Márcio Ferreira, que vem sendo um dos responsáveis pelo crescimento intelectual da área de incêndio atualmente no Brasil.



Link do Arquivo Completo:

https://drive.google.com/open?id=1s6yeIJjkJZ0NZF_zrETIj3gO_HhwDzePgHUrbr2e2DE

96 visualizações0 comentário
bottom of page